O tempo é precioso.
Isso toda a gente sabe.
O que pouca gente sabe é como trocar um pneu o mais rápido possível e de maneira correcta
Aqui vai como reparar um furo:
PASSO A PASSO
Leva sempre uma câmara dobrada no bolso traseiro do jersey ou no camelback
No caso de furo, para imediatamente num local limpo e seguro
Se o pneu furado for o traseiro, coloca na mudança menor para poder-se tirar melhor a roda.
Com a ajuda dos desmontas,tiras só um lado do pneu,depois retiras a câmara furada e guardas-a no bolso.
Se pensas que é só retirar a câmara furada e colocar a nova,estás errado
Antes de montares a nova câmara de ar tens de te certificar sempre se o pneu está limpo por dentro e verificar se a causa do furo ainda não estará presente no pneu.
Exemplo: se o furo foi causado por um vidro,o mesmo ainda poderá estar espetado no pneu e assim que tiveres a encher a câmara nova ele fura novamente.
Encaixas o pico da câmara de ar nova e a seguir dás um bocado de ar na câmara para evitares trilhar a câmara de ar no pneu.
Com as mãos ou com os desmontas encaixas as bordas do pneu no aro.
Por fim verifica se os discos estão centrados com as pastilhas ou se utilizares v-brake verifica se os calços ficaram soltos da roda,depois disto verifica se a roda gira normalmente.
Não é difícil pois não?E sempre poupas uma ida a oficina apenas para trocar uma câmara de ar
OUTRAS DICAS
Pneus com a lateral de Kevlar, além de serem mais leves, são muito mais fáceis de montar e desmontar e dispensam desmontas.
Leva sempre mais de uma câmara de ar em provas longas como maratonas ou travessias.
Mantem-te sempre atento às condições de conservação do pneu e da câmara para evitar surpresas.
Boas pedaladas
Bruno Malheiro